top of page
Avaliação Psicológica

É um processo com diferentes etapas e que permite avaliar informações sobre os comportamentos, as emoções, as características da personalidade e o funcionamento intelectual. Pode ser aplicada nos diversos contextos para se obter dados sobre pessoas, grupos e/ou instituições que, com base em uma demanda específica, fornece informações para a tomada de decisão.

Avaliação Clínica (Psicodiagnóstico)

O que é? É um processo científico que ocorre dentro do contexto clínico, utilizando entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para avaliar o paciente. Costuma acontecer entre 8 a 12 atendimentos.

Objetivos: Avaliar comportamentos e sintomas psicológicos possibilitando indicações e encaminhamentos específicos, a partir de uma análise ampla do caso. Este processo pode priorizar uma avaliação compreensiva, diagnóstica, entendimento dinâmico ou prognóstico do caso.

Público-alvo: Crianças, adolescentes, adultos e idosos. Muito comum na investigação de queixas emocionais (ansiedade, tristeza, angústia), dificuldade nos relacionamentos interpessoais, problemas de comportamento (inquietação, desobediência, agressividade) e/ou dificuldades de aprendizagem (dislexia, discalculia, TDAH).

Avaliação Neuropsicológica

O que é? É o processo de investigação de funções cognitivas e comportamentais por meio do uso de testes psicológicos, entrevistas, escalas, tarefas e observação clínica. A duração do processo varia conforme a demanda de avaliação e o caso de cada avaliando.

Objetivos: Investigar funções cognitivas e comportamentais, fazendo a relação destas com a parte neurológica. Pode auxiliar em processos diagnósticos, identificar a origem de sintomas, a gravidade do quadro e seu prognóstico, além de trazer informações importantes para um possível processo de reabilitação.

Público-alvo: Todas as faixas etárias. Investiga funções como memória, atenção e linguagem, entre outras. O conhecimento destas funções auxilia no diagnóstico de questões atencionais, alterações no desenvolvimento e/ou cognitivas e doenças neurológicas.

Avaliação Psicológica Compulsória

O que é? Este tipo de avaliação é realizado seguindo normas pré-estabelecidas, sendo parte obrigatória de um processo maior (carteira de habilitação, concursos públicos, porte de arma, etc).

Objetivos: Identifica se aspectos psicológicos da pessoa avaliada são compatíveis com as capacidades exigidas.

Público-alvo: É destinada a pessoas que buscam algum direito (dirigir, portar arma, cargo público) para o qual seja exigida a avaliação psicológica como etapa do processo.

Avaliação no Contexto de Orientação Profissional e de Carreira

O que é? Prática que viabiliza o autoconhecimento, por meio da autorreflexão, de aspectos importantes na trajetória profissional e de vida, tais como valores, habilidades, motivações e competências.

Objetivos: Proporcionar o desenvolvimento da capacidade de enfrentar as tarefas vocacionais em direção às escolhas ocupacionais.

Público-alvo: Adolescentes: Primeira escolha profissional (vestibular e/ou primeiro emprego) ou mudança de cursos após já ter feito uma primeira escolha. Adultos: tem o propósito de trabalhar o autoconhecimento permitindo maior consciência sobre o perfil profissional, associado à exploração das possibilidades de carreira e elaboração de plano de estratégias. Esse processo se destina aos diferentes momentos de carreira, tais como: planejamento de carreira, transição e reorientação, bem como recolocação profissional.

Assistência Técnica Psicológica (Contexto Jurídico)

O que é? Avaliação técnica da análise e das conclusões do(a) psicólogo(a) perito(a), analisando o processo de perícia e o laudo psicológico resultante dele.

Objetivos: Questionar tecnicamente a análise e as conclusões resultantes do processo de avaliação pericial, assessorando e garantindo o direito ao contraditório para a parte que busca o serviço.

Público-alvo: Partes de processos judiciais.

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Âncora 4
Âncora 5
bottom of page