Especialização em

Avaliação Psicológica

Avançada

Aprofunde seus conhecimentos em Avaliação Psicológica com uma especialização prática e completa. Pós-graduação com módulos teóricos e aplicados, supervisão especializada, mentoria e contato com os principais testes psicológicos. Inscreva-se!

Duração

12 Meses

Carga Horária

480 horas

Modalidade

EAD

Público-Alvo

Psicólogas e psicólogos

A atuação de um(a) psicólogo(a) pós-graduado especialista em Avaliação Psicológica é de extrema importância no campo da psicologia, pois envolve a aplicação de métodos e técnicas científicas para compreender o comportamento humano em diferentes contextos.

Como vai funcionar?

Especialização em 12 meses.

Início: 06 de maio de 2025.

Online

Aulas remotas semanais nas terças das 19h às 22h

Presencial

Dois encontros semanais (por mês) aos sábados das 9h às 18h.

Diferenciais

Pós-Graduação elaborada por especialistas em Avaliação Psicológica

Metodologias ativas que aliam teoria e prática para o conhecimento avançado

Professores referência na área de Avaliação Psicológica

Plataforma para acesso a todos os conteúdos, aulas e materiais exclusivos

Metodologia de Ensino

Quatro módulos distribuídos em três eixos principais:

Fundamentos Teóricos

Práticas Aplicadas

Atividades Profissionais Supervisionadas (Supervisão + Mentoria)

Grade Curricular

Confira toda nossa programação de ensino:

Perspectivas Avaliativas e práticas na Infância e Adolescência (120h)
  • Introdução na Avaliação Psicológica da infância e adolescência
  • Entrevistas Psicológicas na avaliação infanto-juvenil
  • Desenvolvimento Humano – Infância
  • Desenvolvimento Humano – Adolescência
  • Psicopatologias da infância e adolescência I
  • Psicopatologias da infância e adolescência II
  • Aspectos atípicos da aprendizagem: transtornos e altas habilidades
  • Bases conceituais dos testes de inteligência na infância e adolescência
  • Aspectos teóricos dos testes de personalidade I: infância e adolescência
  • Instrumentos de humor e comportamento I: infância e adolescência
  • Seleção de instrumentos na avaliação psicológica infanto-juvenil
  • Elaboração de documentos I: laudo psicológico
  • Entrevistas e fontes complementares I: aplicação prática
  • Instrumentos de avaliação do humor e comportamento I: prática
  • Testes de Inteligência I: WISC-IV: prática
  • Testes de Inteligência II: SON-R 21/2 a 7 e Columbia: prática
  • Testes de personalidade I: prática
  • Integração e elaboração do laudo I: prática
  • Supervisão e Mentoria da prática em Avaliação Psicológica I
  • Introdução na Avaliação Psicológica da adultez e terceira idade
  • Desenvolvimento Humano – Adultez
  • Desenvolvimento Humano – Senescência
  • Entrevistas Psicológicas
  • Exame do Estado Mental
  • Psicopatologias da adultez e terceira idade I
  • Psicopatologias da adultez e terceira idade II
  • Bases conceituais dos testes de inteligência na adultez e terceira idade
  • Aspectos teóricos dos testes de personalidade II: Adultez e terceira idade
  • Instrumentos de humor e comportamento II: Adultez e terceira idade
  • Seleção de instrumentos: especificidades diagnósticas I
  • Elaboração de documentos II: laudo psicológico
  • Entrevistas e fontes complementares II:  aplicação prática
  • Instrumentos de avaliação do humor e comportamento II: prática
  • Testes de Inteligência III: prática
  • Testes de Personalidade II: prática
  • Testes de Personalidade III: prática
  • Integração e elaboração do laudo II: prática
  • Supervisão e Mentoria da prática em Avaliação Psicológica II
  • Neuropsicologia e neurociência
  • Avaliação Neuropsicológica
  • Funções Cognitivas I
  • Funções Cognitivas II
  • Psicometria
  • Bases conceituais da Avaliação Neuropsicológica
  • Cuidados na seleção e uso de instrumentos não-privativos
  • Psicopatologia Geral
  • Psicofarmacologia I
  • Psicofarmacologia II
  • Seleção de instrumentos: especificidades diagnósticas II
  • Elaboração de documentos III: laudo psicológico
  • Instrumentos complementares: aplicação prática
  • Avaliação Neuropsicológica: prática
  • Testes cognitivos I: prática
  • Testes cognitivos II: prática
  • Testes cognitivos III: prática
  • Integração e elaboração do laudo III: prática
  • Supervisão e Mentoria da prática em Avaliação Psicológica III
  • Avaliação Psicológica nos diferentes contextos
  • Diferentes métodos de Avaliação Psicológica
  • Avaliação Psicológica Organizacional
  • Avaliação Psicológica no contexto de Carreira
  • Avaliação Psicológica Psicossocial
  • Avaliação Psicológica Jurídica I
  • valiação Psicológica Jurídica II
  • Aspectos teóricos na avaliação da personalidade III: contextos não-clínicos
  • Avaliação Psicológica Compulsória
  • Avaliação Terapêutica
  • Avaliação Psicológica Hospitalar
  • Elaboração de documentos IV: relatório psicológico, relatório multiprofissional, atestado e declaração
  • Avaliação Organizacional e de Carreira: aplicabilidade
  • Testes de Personalidade IV: prática
  • Avaliação Psicológica Jurídica: aplicabilidade
  • Testes de Inteligência IV: prática
  • Avaliação Psicológica Compulsória e Avaliação Psicológica cirúrgica: aplicabilidade
  • Integração e elaboração de documentos psicológicos: IV prática
  • Supervisão e Mentoria da prática em Avaliação Psicológica IV

Conheça nossos Professores:

Saiba Mais

Clique no botão abaixo para falar com nossa equipe de atendimento e obter mais informações. Garanta já a sua vaga!

Contato

Endereço

R. São Manoel, 1266 – Rio Branco, Porto Alegre – RS, 90620-110.

© Copyright 2024 – Todos os direitos reservados a Pluralità.

Gabryellen Fraga Des Essarts

Coordenadora e Professora da Especialização.

Formada em Psicologia (PUCRS), possui Especialização em Dinâmica dos Grupos (SBDG), Mestrado em Psicologia Clínica (UNISINOS) e é Especialista em Avaliação Psicológica (CFP).

Possui mais de 10 anos de experiência em diferentes contextos da avaliação, acumulando vivência como professora e coordenadora de curso de Graduação em Psicologia.

É fundadora e responsável técnica da Pluralità.

Thalita Longarai Soares de Souza

Psicóloga formada pela UFCSPA, mestre e doutoranda em Psicologia (UFRGS). Especialista em Avaliação Psicológica (CFP), atua com Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Orientação Profissional e Reabilitação Cognitiva. Sócia na Pluralità. 

Atende todas as faixas etárias e realiza Avaliação Psicológica para processos cirúrgicos. Experiência com docência nos níveis de graduação e pós-graduação.

Maisa Rigoni

Psicóloga com graduação em Psicologia (1998), Mestrado em Psicologia Clínica (2005) e Doutorado em Psicologia (2009) pela PUCRS. É também Psicanalista pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica.

Acumula experiência de 15 anos como professora adjunta do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.

Leanira Kesseli Carrasco

Psicóloga com graduação em Psicologia (1985), Especialização em Diagnóstico Psicológico (1988), Mestrado em Educação (1994) e Doutorado em Psicologia (2004) pela PUCRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e outras medidas psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, psicodiagnóstico, rorschach, entrevista com crianças e violência.

Igor Londero

Possui graduação em Psicologia pela ULBRA (2004) e mestrado e doutorado em em psiquiatria pela UFRGS (2015 e 2024).

Tem experiência e atuação nas área de terapia do comportamento, terapia cognitiva, dependência de drogas e dependência de tecnologias. Atualmente é CEO e Founder da Boa Terapia – Psicologia Aplicada.

Tadiela Lodéa Rodrigues

Psicóloga (UCS), especialista em Psicologia aplicada à Cardiologia (Instituto de Cardiologia IC/FUC) e especialista em Psicologia Hospitalar (CFP).

Psicoterapeuta de Orientação Psicanalítica pelo IEPP, tem vasta experiência profissional na área clínica em atendimentos com crianças, adolescentes e adultos. Acumula atuação como supervisora a nível de graduação e pós-graduação.

Leonardo Martins de Paula

Médico formado pela UFSM, neurologista pela Santa Casa de Porto Alegre, e fellow em neurologia cognitiva pelo HCPA. Mestrando em Ciências médicas pela UFRGS, com foco em neurociências.

Realiza atendimentos com foco na área cognitiva: TDAH, queixas de memória e afins. Seu propósito chave é gerar melhora impactante de qualidade de vida nos seus pacientes através da abordagem extremamente detalhada, aproximando os pacientes dos seus objetivos de forma mais fluida. 

Carolina Silveira Campos

Psicóloga formada pela PUCRS com especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo CELG e Psicanalista de crianças, adolescentes e adultos em formação pela SPPA. Possui larga experiência em clínica no atendimento de adultos, adolescentes e crianças.

Atualmente professora da formação em psicoterapia de orientação analítica do CELG e da Clínica Horizontes.Também é supervisora do estágio clínico na Pluralità. Atuou como docente e supervisora no curso de Psicologia do Uniritter na área clínica com ênfase em Psicanálise.

Isabela Menezes Oliveira

Psicóloga graduada pela UFS, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS (PPG-PSICO). Dedica-se academicamente à construção, refino e adaptação de instrumentos psicométricos, mais especificamente àqueles voltados para Orientação Profissional e de Carreira. 

Também atua com Orientação Profissional e de Carreira, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicoterapia. É docente e supervisora de estágio no Ensino Superior, atuando com pesquisa, ensino e extensão.

Euclides José de Mendonça Filho

Professor da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Atuou como Course Lecturer no Departamento de Psicologia e pós-doutorando em Psiquiatria na McGill University (Montreal, Canadá).

Doutor e mestre em Psicologia (UFRGS). Coautor do Inventário Dimensional do Desenvolvimento Infantil (IDADI e IDADI-Breve).

Chrystian da Rosa Kroeff

Psicólogo formado pela UFRGS, Mestre e Doutor pelo PPG de Psicologia da UFRGS. Especialista em Avaliação Psicológica pelo CFP e em Neuropsicologia pelo Ipog. Professor de Psicologia na UNISINOS e coordenador e supervisor do Serviço Escola de Psicologia da Unisinos Porto Alegre. Professor convidado de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Avaliação Psicológica e em Infância e Adolescência.

Atua em consultório particular com Psicoterapia de Orientação Psicanalítica e com Psicodiagnóstico de crianças, adolescentes e adultos.

Hericka Zogbi Jorge

Psicóloga pela UFPel e Mestre e Doutora em Psicologia pela PUCRS. Possui trajetória como professora de graduação e pós-graduação em psicologia. Experiência como coordenadora de cursos de graduação em psicologia.

Atua como psicoterapeuta de orientação psicanalítica de adultos, adolescentes e crianças e como supervisora em psicologia há 20 anos. É fundadora e responsável técnica da Boa Terapia – Psicologia Aplicada.

Lisane Pedroso

Graduada em Psicologia pela ULBRA (1999), Pós-graduada em Psicologia Hospitalar: Ênfase em saúde (ULBRA), possui também um Curso de Formação em Psicoterapia e Transtornos de Adição no Instituto Cyro Martins. Possui mais de 20 anos de atuação na clínica de orientação psicanalítica de crianças, adolescentes e adultos.

Tem experiência de 15 anos na docência em ensino técnico e 6 anos e meio na docência em ensino superior em curso de Graduação em Psicologia. É também supervisora e responsável pelo seminário teórico do estágio clínico da Pluralità.